A loja Grão de Gente, que ficou conhecida pelas parcerias com famosos e influenciadores, está sendo alvo de reclamações de consumidores que relatam atraso na entrega de seus pedidos e não realização de reembolso de compras canceladas. Este artigo pretende, então, esclarecer algumas dúvidas dos consumidores, como quais são os seus direitos, como devem proceder diante do caso e se é possível ingressar com uma ação judicial.
Por Rahyssa Monteiro (OAB RJ nº 209.116) e Marcela Leão (OAB RJ nº 212.698)
A gravidez é um momento desejado e especial para muitas famílias. Uma das etapas mais aguardadas é a compra do enxoval e montagem do quartinho do bebê, quando tudo vai ganhando forma e cada vez mais se tornando realidade. Mas, esse sonho acabou virando pesadelo para os clientes da loja Grão de Gente, que estão enfrentando grandes atrasos na entrega de seus pedidos e no reembolso dos valores de compras canceladas.
Muitos consumidores estão nos buscando para esclarecer algumas dúvidas. Elaboramos, então, este artigo com algumas das informações mais relevantes. Você vai encontrar:
A crise da Grão de Gente: atraso nas entregas e problemas com reembolso
O e-commerce de produtos infantis chegou a ter um faturamento de R$225 milhões em 2022 e a ser o site mais procurado pelos consumidores em 2023, com expectativa de crescimento de até 30%. Diante de seus bons resultados, abriu sua primeira loja física em agosto passado, em Santos.
Apesar do cenário aparentemente promissor, a empresa, conhecida por seus clientes famosos como Sabrina Sato e Viih Tube, virou alvo de queixas por atraso na entrega. Há notícias, inclusive, de um grupo no WhatsApp com 150 pessoas insatisfeitas.
O perfil da loja no site Reclame Aqui conta com mais de 17mil reclamações apenas nos últimos 6 meses, sendo a loja classificada como ruim, ostentando nota de 5,2 em 10 para o mesmo período. Entre as reclamações, é possível observar consumidores relatando que realizaram compra no site em dezembro, mas que o pedido segue com status “processando” até o momento, ultrapassando em muito o prazo para entrega. Outros cancelaram seus pedidos (ou tiveram seus pedidos cancelados pela loja) mas não receberam o reembolso até o momento.
A Grão de Gente continua com seu site ativo, realizando vendas. No entanto, como noticiado pelos mais variados jornais e veículos de comunicação, clientes não estão tendo suas solicitações atendidas pela empresa, que passou a não atender mais os telefonemas, a responder ocasionalmente os e-mails, além de remover comentários e publicações nas redes sociais, agravando a situação e gerando mais preocupação e ansiedade em seus consumidores.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre atraso na entrega?
O Código de Defesa do Consumidor é a Lei que trata sobre a proteção do consumidor dentro da relação de consumo. O que ele diz sobre atraso na entrega?
Segundo o CDC, o fornecedor que não entrega uma compra dentro do prazo acordado está descumprindo sua oferta. Diante desse fato, surgem 3 possibilidades ao consumidor:
Exigir que a entrega seja feita, fixando-se um novo prazo razoável;
Aceitar outro produto equivalente que satisfaça sua necessidade;
Desistir da compra, com direito à restituição da quantia paga, incluindo o valor do frete
Ressaltamos que o ideal é seguir com eventuais negociações de forma escrita ou que se guarde o protocolo da solicitação, para que sirvam de comprovante do que restou ajustado com a loja.
Como o consumidor deve proceder?
Se você realizou alguma compra junto à loja Grão de Gente, não recebeu até o momento seu pedido e vem passando pelos transtornos que mencionamos acima, aqui vão algumas medidas que podem ser adotadas:
1. Consumidor.gov.br
Ferramenta pública monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), Procons, Defensorias e Ministérios Públicos que visa a resolução de conflitos de consumo. Funciona de forma similar ao site Reclame Aqui, mas, por se tratar de um serviço público, só permite a participação de Fornecedores que aderem formalmente à plataforma, mediante assinatura de um termo de compromisso pelo qual se obrigam a “conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados” .
A Grão de Gente está cadastrada no Consumidor.gov.br . Segundo dados do site, nos últimos 6 meses foram registradas 845 reclamações em face da empresa, que apresenta um prazo médio de resposta de 08 dias, com índice de resposta de 84,3%.
2. Procon
Outra opção é buscar o Procon de sua região para registrar uma reclamação quanto à falha na prestação de serviços da empresa.
3. SAC da empresa
4. Reclame Aqui
Esses sites são os melhores amigos do consumidor, seja antes da contratação/compra (para avaliar a reputação do fornecedor), como depois (para resolução de eventuais problemas, por exemplo).
É possível ingressar com uma ação judicial?
Caso você tenha seguido com as tentativas administrativas e extrajudiciais mencionadas no tópico anterior e não tenha alcançado o êxito pretendido, você poderá sim ingressar com uma ação judicial.
Nessa hipótese, toda sua tentativa de solução do problema realizada até então não terá sido em vão e poderá ser útil para comprovar que você promoveu todos os esforços possíveis de forma amigável e, mesmo assim, a empresa seguiu sem cumprir com seus deveres e obrigações.
Para tanto, é necessário buscar apoio jurídico especializado para avaliar o seu caso de forma individualizada e lhe orientar da melhor forma possível.
Esperamos ter contribuído com essas dicas! Você conhece alguém que esteja passando por essa situação? Compartilhe esse artigo e ajude seu amigo!
Fonte:
[1] Forbes. “Autodidata cria ecommerce que fatura R$ 225 milhões com produtos de bebê”. Publicado em 27/06/2023. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/06/autodidata-cria-ecommerce-que-fatura-r-225-milhoes-com-produtos-de-bebe/
[2] Exame. “Nativa digital, Grão de Gente abre a primeira loja física após faturar 225 milhões. Por quê?”. Publicado em 24/05/2023. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://exame.com/negocios/nativa-digital-grao-de-gente-abre-a-primeira-loja-fisica-apos-faturar-225-milhoes-por-que/
[3] Casa e Jardim. “Sabrina Sato aposta em muitas cores e estampas para decoração do quarto da filha Zoe”. Publicado em 17/10/2023. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/noticias/celebridades/noticia/2023/10/sabrina-sato-aposta-em-muitas-cores-e-estampas-para-decoracao-do-quarto-da-filha-zoe.ghtml
[4] Casa e Jardim. “Viih Tube e Eliezer revelam quarto da 1ª filha com o tema bosque encantado”. Publicado em 25/02/2023. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/decoracao/noticia/2023/02/viih-tube-e-eliezer-revelam-quarto-da-1a-filha-com-o-tema-bosque-encantado.ghtml
[5] Reclame Aqui. Grão de Gente. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/grao-de-gente/
[6] G1. “Loja “queridinha” de famosos atrasa entrega e montagem de quarto de dezenas de bebês.” Publicado em 14/02/2024. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2024/02/14/loja-queridinha-de-famosos-atrasa-entrega-e-montagem-de-quarto-de-dezenas-de-bebes-indignacao.ghtml
[7] A Tribuna. “Nascida em Santos, marca Grão de Gente frustra consumidores e vira alvo de polêmicas e queixas”. Publicado em 15/02/2024. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://www.atribuna.com.br/cidades/geral/nascida-em-santos-marca-grao-de-gente-frustra-consumidores-e-vira-alvo-de-polemicas-e-queixas
[8] Consumidor.gov.br – Sobre o serviço. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://consumidor.gov.br/pages/conteudo/sobre-servico
[9] Consumidor.gov.br – Grão de Gente. Acesso em 20/02/2024. Disponível em: https://consumidor.gov.br/pages/empresa/20180130000819511/perfil
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